FATORES ESSENCIAIS PARA A EFICÁCIA E A QUALIDADE DO FEEDBACK
- Construtividade: deve ficar bem claro, por meio do clima positivo criado, que ao dar o feedback a intenção é contribuir para melhorar e desenvolver o outro e não usar o feedback como pretexto para atacar, diminuir ou derrubar.
- Transparência: expressar realmente o que se pensa e sente.
- Sensibilidade e tato: é preciso dizer a verdade, mas com sensibilidade e habilidade, de forma a não estimular e provocar atitudes defensivas. O ser humano tende a ser defensivo.
- Confiança: ganhar a confiança da outra parte de modo que ela se desarme e se predisponha a ouvir. A melhor forma é estar aberto e saber ouvir.
- Positividade: reconhecer os pontos positivos é fundamental do ponto de vista psicológico. É o reconhecimento do que a pessoa tem de bom que dá a ela a força e a segurança para ouvir sobre o que tem a melhorar.
- Clareza: falar de forma clara, evitando obscuridade. Dar exemplos, ajudando a outra parte a entender melhor.
- Objetividade: saber ir aos pontos mais importantes e prioritários, evitando prolixidade, detalhes sem importância ou excesso de informação de uma só vez.
- Senso nas colocações: ter o senso exato do que afirma, evitando julgamentos radicais e generalizados. Ao invés afirmar: “Você é isto.”, dizer “Está se comportando de tal forma”.
- Iniciativa: sempre que necessário, tomar a iniciativa para receber ou dar feedback. Demonstrar que ele será sempre bem-vindo.
- Persistência e continuidade: persista no entendimento do feedback. Apesar da boa intenção, as recaídas fazem parte do ser humano. A prática do feedback deve ser constante. Mas há limites para dar o mesmo feedback, sobre a mesma questão.