Cultura de Coaching na Organização

O grau de engajamento do colaborador com o seu trabalho e a empresa é um dos fatores que impacta consideravelmente a produtividade e os resultados. A pergunta que nos cabe fazer é:

Como manter este engajamento de forma consistente, gerando produtividade e crescimento individual?

Nas palavras do líder global de Prática em Cultura e Engajamento da Aon, Ken Oehler, “uma liderança consistente continua a ser um dos principais diferenciais para o engajamento dos colaboradores”. “Nesse ambiente de mudanças intensas, a sensibilidade dos gestores faz toda a diferença. São eles que vão liderar as pessoas e as organizações para o crescimento”.

Já em 1997, Edgar Schein ressaltou a importância do papel dos líderes em relação a dinâmica da cultura organizacional, afirmando que “liderança e cultura são dois lados da mesma moeda”. (Organizational Culture and Leadership, 1997)

Nessa perspectiva de crescimento, a implantação de uma cultura de coaching se apresenta como estratégia essencial para que o líder exerça um dos seus principais papéis, que segundo Schein (1997) é ser um gestor de significados! O líder é um arquiteto de relacionamentos, tece conjuntamente a rede de significados que existe no contexto organizacional, incluindo a todos rumo ao alcance dos objetivos comuns.

Uma cultura de coaching implica em criar artefatos (Schein) que incentivam a aprendizagem, a escuta, a troca e a comunicação aberta, a pergunta, a análise crítica, o encorajamento de insights e a manutenção dos valores, objetivos e propósitos da organização, em sinergia com as ambições, as necessidades e os valores dos seus colaboradores.

Dentre alguns artefatos que promovem uma cultura de coaching podemos citar reuniões nas quais a participação de todos é efetiva; momentos de brainstorming (metodologia específica, não bate papo) sobre a organização, os processos de trabalho, o desempenho, as relações e os resultados; o hábito de fazer perguntas e mais perguntas, e não somente afirmar; workshops sobre novas tecnologias de trabalho; implementação regular da metodologia de “lições aprendidas e aplicações futuras”; rotatividade de responsabilidades; ferramentas de assessment e autoconhecimento; e rituais que evidenciam o compartilhamento de conhecimentos diversos dentro da organização. Fundamental é que esteja claro para todos o que se quer com esta forma de agir e pensar, nova; uma mudança de paradigma no desenvolvimento profissional e do negócio e no protagonismo dentro da organização.

No ambiente onde a cultura de coaching se evidencia há questionamento, conscientização e responsabilização de todos os envolvidos nas decisões e nas ações. As escolhas são feitas de forma consciente, embasadas em informações válidas e comprometidas com o desenvolvimento de pessoas, processos e resultados.

Nessa jornada, é crucial o engajamento dos líderes estratégicos, do nível gerencial e da área de Pessoas. Pesquisas1 apontam que a falta de engajamento do nível executivo (direção) e da gerência e a falta de planos de sustentação para o desenvolvimento dos colaboradores são os principais fatores para o não engajamento no trabalho.

Além de utilizar diferentes artefatos, os gestores/líderes precisam atuar como modelos; identificar os colaboradores que podem ser referências e influenciadores na equipe/organização, e incentivá-los a se tornarem agentes dessa mudança de cultura; desenvolver os pontos fortes de cada um; estimular nos colaboradores a responsabilidade pela própria aprendizagem; promover a tomada de consciência; vincular o desenvolvimento aos resultados da empresa; e, reconhecer e recompensar as contribuições de cada um, fortalecendo a inclusão, o envolvimento e a troca.

Usufruir da metodologia de coaching em sua atuação diária auxiliará o gestor/líder a agir em consonância com os desafios expostos do profissional do futuro.

Nota

  1. Pesquisas que trazem esses dados:
  • The Power of a Coaching Culture on Organizational Performance. Career Partners International Survey.
  • LinkedIn – 2018 Workplace Learning Report.
  • Gallup – 2016 State of the Amercian Managers – Analytics and Advice for Leaders

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