Um dos maiores desafios das organizações hoje é desenvolver talentos e líderes aptos para a atividade de liderança.
A liderança nata, o dom de ser líder, assim como qualquer outro dom, não é fácil de se encontrar. Então, torna-se crucial para qualquer organização o desenvolvimento de pessoas que atuem bem como líderes. Há pessoas desejosas de realizar esta atividade, há pessoas empenhadas, há pessoas com grande potencial. É preciso enxergá-las e identificar qual a melhor trilha para seu crescimento.
Entro na sala de um gerente, líder potencial para alcançar a posição de diretor – assim afirma ou deseja o RH – não sei.
O gerente, indicado pelo RH, já me aguarda para conversarmos sobre Coaching. Em sua mesa vejo uma pilha de livros e artigos sobre liderança, outra de certificados de cursos de gestão e liderança no Brasil e no exterior e no meio de sua mesa, vazia, propositalmente, está uma escultura de um ponto de interrogação. Surpreendente, pensei. Meio caminho andado para a mudança – a conscientização. Este é um potencial, pensei e em seguida resolvi esvaziar minhas interpretações.
Esta cena representa tipicamente o que muitos líderes enfrentam. Muito conhecimento, muita informação, muita vontade de crescer, falta de feedback específico, convites e provocações para alçar voos mais altos. Mas como colocar em prática o aprendizado face a desafios intensos, crises intermináveis e uma rotina de “sem tempo”?
Surgem muitos questionamentos e dúvidas:
“O que acontece que não coloco em prática o que sei?”
“Essa ‘coisa’ de liderança não é para mim, chego a duvidar, cheguei aqui como?”
“Quero muito tudo isso, mas sinto que estou liderando por espasmos.”
“Estou precisando de um empurrão!”
“Sei o que fazer, não sei como fazer!”
“Como fazer se me cobram o tempo todo e vivo para apagar incêndios!?”
Os pedidos de orientação, de acolhimento, de mobilização e os questionamentos são infindáveis e a vontade de crescer mais ainda. Como auxiliar os atuais líderes a se superarem e como desenvolver novos líderes?
O desejo de todo líder é ver o negócio de sua área/empresa perpetuar e crescer, ver as pessoas ainda mais engajadas, seja pelo tempo que for, vislumbrar a expansão da alma do negócio/atividade. Para isso faz-se necessário cultivar e cativar as pessoas que fazem a organização acontecer.
O que todos queremos, primariamente, é sermos percebidos e reconhecidos. Como afirmar que existimos, se não pelo olhar do outro? As pessoas querem ser enxergadas e valorizadas seja pelo que elas são, por suas realizações ou mesmo pela sua capacidade de tentar.
A metodologia de coaching funciona como catalizadora do processo de crescimento profissional, através da alavancagem de pontos fortes e do potencial do coachee (aquele que faz o coaching), trazendo desafios práticos, provocando mudanças e instigando decisões críticas.
O coaching para desenvolvimento de líderes e talentos trabalha os ativos da liderança, instigando insights e tomadas de decisão, aprimorando competências específicas, consolidando a convergência entre pessoas, processos e resultados, engajando pessoas e promovendo mudanças, despertando o desejo de crescer e ser líder, desenvolvendo sua visão de e do negócio, sua atuação sistêmica e estratégica, dentro da sua área de atuação.